Bateria: Talvez isso seja importante, pois você não poderá recarregar sua scooter no caminho. Portanto, antes de sair, é preciso garantir que há bateria suficiente para fazer a viagem de ida e volta.
Freios: Verifique se os freios estão soltos segurando-os.
Danos aparentes: Procure outros danos e inspecione cuidadosamente a sua scooter. Alguns dos danos comuns incluem cabos danificados, parafusos soltos ou estruturas rachadas.
Uma pré-verificação antes de cada viagem ajudaria a identificar quaisquer pequenos danos à sua scooter elétrica. Também o ajudaria a evitar acabar com uma scooter completamente quebrada e pagar uma quantia considerável pelos reparos. Quando você observar danos menores, uma boa abordagem é repará-los imediatamente. Em vez de esperar que algo maior aconteça.
Fazer isso também aumentaria a vida útil do veículo!
Mantenha ambas as mãos no guiador.
Tente conduzir a scooter manualmente, mas é importante compreender que conduzir com uma só mão pode ser realmente perigoso. Portanto, é altamente recomendável segurar o guidão com as duas mãos. Se você tiver uma scooter elétrica com rodas pequenas, ela terá menos distância ao solo para fazer curvas.
Caso você se depare com um buraco, uma saliência, um caranguejo ou um obstáculo na estrada, você perderá facilmente o controle se segurar a scooter com uma mão.
Portanto, a opção mais segura é fixar o guiador com as duas mãos.
Mantenha seus olhos na estrada
Ao andar na scooter elétrica, você pode ver tudo do lado de fora, por isso é extremamente fácil se distrair. Afinal, é muito divertido deslizar pelas ruas.
Alguns de vocês podem até usar fones de ouvido para curtir a música enquanto andam por aí. Para evitar acidentes, é fundamental que você se concentre nas estradas movimentadas. Você precisa estar atento ao que está ao seu redor, ficar alerta e manter os olhos abertos na estrada o tempo todo.
É melhor evitar usar fones de ouvido, especialmente quando estiver andando em uma estrada movimentada, pois você poderá ouvir os veículos se movendo ao seu redor.
Assim, em caso de emergência, você pode se proteger.
Evite sair com mau tempo
Como qualquer outro veículo, as scooters elétricas também podem sofrer acidentes devido a estradas escorregadias. Além disso, se estiver chovendo lá fora, algumas baterias da scooter elétrica não são à prova d’água e a exposição à chuva pode danificá-las.
Em caso de mau tempo, é aconselhável procurar um meio de transporte alternativo. Se não tiver escolha, certifique-se de que sua scooter elétrica possui pneus antiderrapantes. Além disso, você precisa ter cuidado extra ao andar. Mantenha essa velocidade lenta e, em caso de chuva forte, procure abrigo.
Use a ciclovia
Para acomodar meios de transporte ecológicos, como bicicletas e patinetes elétricos, cada vez mais cidades estão adicionando ciclovias exclusivas. Por isso, sempre que possível, sugerimos que você utilize a ciclovia para andar na scooter elétrica.
Uma ciclovia proporcionaria não apenas a você, mas a todos os outros na estrada, uma experiência de pilotagem mais segura.
Siga as regras de trânsito e use equipamentos de proteção
Por último, mas não menos importante, você precisa seguir todas as regras de trânsito e certificar-se de que você ou seu filho estejam usando os equipamentos de proteção necessários, incluindo joelheiras e capacetes.