Scooters

Guia de compra de scooter elétrica para iniciantes7

À medida que a indústria da micromobilidade avança, os fabricantes continuam a inovar. Os sistemas de suspensão ajustáveis estão a tornar-se cada vez mais comuns nas scooters e, para os condutores que pedalam muito ou que simplesmente gostam de personalização até aos mínimos detalhes, este desenvolvimento é incrivelmente benéfico. Com um sistema de suspensão ajustável, eles podem personalizar seu passeio com base nas condições do terreno, na capacidade de resposta geral do sistema e em muitos outros fatores.

O tipo de suspensão que você coloca na sua scooter dependerá do seu orçamento/classe de preço. Embora as opções econômicas raramente incorporem qualquer tipo de suspensão, marcas como GOTRAX e Hiboy lançaram recentemente scooters com sistemas de suspensão básicos que ainda podem proporcionar uma espécie de condução suave. No entanto, esta configuração básica não pode ser comparada com a que você obtém em modelos mais caros.

Se você está preparado para gastar mais de US$ 1.000 em uma scooter, então é quase certo que você terá algum tipo de suspensão na roda dianteira ou traseira – se não em ambas!

Algumas scooters, no entanto, estão abandonando o uso de suspensões tradicionais em favor de grandes pneus pneumáticos. Esses pneus fornecem uma forma de amortecimento muito superior do que suspensões de molas pequenas e baratas. Um exemplo é o Taur, que utiliza pneus de 13 polegadas da marca Continental para ultrapassar obstáculos.

Iluminação
Farol de scooter elétrico Fluid Vista

Antes de se aventurar à noite, certifique-se de estar devidamente equipado com a iluminação certa. Uma luz dianteira branca padrão montada no alto e uma luz traseira vermelha certamente resolverão o problema. No entanto, se você deseja realmente se destacar e ser visível, as luzes da proa e do convés podem fornecer uma vantagem ainda mais perceptível.

Devido ao design das scooters elétricas, elas normalmente não possuem luzes traseiras muito visíveis. Se você for pedalar à noite, considere adicionar algumas luzes traseiras vermelhas piscantes em seu capacete ou mochila.

Com a indústria a avançar a um ritmo impressionante, é natural que olhemos para um futuro onde certas características de iluminação se tornem requisitos básicos para todas as scooters.

Felizmente, empresas como Kaabo e NIU assumiram o manto e criaram alguns faróis verdadeiramente premiados que podem rivalizar com as luzes dos carros. Também temos luzes traseiras com feixe de projetor patenteadas pela Taur, que emitem um feixe de luz para o condutor por trás, tornando-o mais fácil de ser visto na estrada em comparação com outras scooters elétricas que estabelecem novas tendências de mercado.

Leia nosso guia sobre iluminação de scooters elétricos.

Freios

Um sistema de travagem de qualidade é essencial para se manter seguro e sob controlo enquanto conduz uma scooter eléctrica. Como os de um carro ou de uma bicicleta, os freios são o que retarda a scooter elétrica. Os freios das scooters elétricas podem ser divididos em duas categorias: mecânicos e eletrônicos.

Os sistemas de freio mecânico são aqueles que dependem de um mecanismo físico para desacelerar a scooter e incluem freios de pé, tambor e disco. A distância de parada típica de 24 km/h para sistemas mecânicos é de 6 metros, sendo a melhor distância inferior a 3 metros.

Os freios de pé, que são ativados pressionando o pé no para-lama traseiro, fazem com que ele esfregue no pneu traseiro, diminuindo a velocidade. Este tipo de freio tem poder de parada, mas não é tão eficaz quanto os freios a tambor ou a disco.
Os freios a tambor são colocados dentro do cubo da roda, geralmente exigem menos manutenção do que outros tipos de freio e têm desempenho consistente em condições molhadas.
Os freios a disco têm maior poder de parada e são mais leves que os freios a tambor. Eles são normalmente encontrados em scooters premium de alta qualidade e em scooters de alto desempenho, mas também podem aparecer em scooters econômicas de melhor qualidade.
Em nossos testes de estrada no mundo real, descobrimos que os freios a disco e a tambor são os mais eficazes.

Leave a Reply