Os sistemas de frenagem eletrônica dependem do uso do próprio motor para a frenagem e incluem sistemas de frenagem estritamente elétricos e regenerativos. Os freios elétricos e regenerativos são os mais fracos. Se você estiver viajando a mais de 24 km/h e precisar parar rapidamente, isso por si só não resolverá o problema. A distância típica de parada de 24 km/h usando apenas um freio eletrônico é de 30 a 40 pés.
Os sistemas de travagem mecânica oferecem uma travagem muito mais forte do que os sistemas eletrónicos. No entanto, os sistemas eletrônicos se beneficiam por não exigirem ajustes ou manutenção periódica. Muitas scooters terão uma combinação de sistemas de travagem electrónicos e mecânicos. Por razões de segurança, recomendamos scooters que tenham pelo menos dois sistemas de travagem, caso um deles falhe.
Saiba mais em nosso guia técnico para freios de scooters elétricos.
Pneus
Os pneus vêm em dois tipos: pneus sólidos (sem ar) e pneus pneumáticos (cheios de ar).
Pneus sólidos são o que parecem, geralmente feitos de borracha, espuma ou outro material flexível. Existem algumas variedades de pneus sem ar, incluindo favo de mel, preenchidos com polímero e sólidos. Os pneus sólidos são inferiores aos pneus pneumáticos em todos os aspectos, exceto que praticamente não requerem manutenção e não podem furar. A desvantagem dos pneus sólidos em relação aos pneus cheios de ar é que eles proporcionam má tração e qualidade de condução; é mais provável que você sinta cada solavanco e até tropece em linhas de tinta na estrada (risos).
Pneus pneumáticos ou pneus cheios de ar Recomendamos sempre pneus pneumáticos porque proporcionam melhor qualidade de condução (com ou sem suspensão) e a sua borracha flexível tem um desempenho muito melhor em condições de estrada adversas (especialmente com mau tempo). Alguns pneus cheios de ar possuem câmaras de ar que podem ser substituídas se danificadas; enquanto outros são tubeless.
A desvantagem dos pneus pneumáticos é que eles exigem mais manutenção do que os pneus sem ar. Não só você precisa verificar a pressão dos pneus periodicamente, mas esses pneus também estão sujeitos a furos (especialmente aqueles com tubulação interna).
Nas scooters, muitas vezes é o pneu traseiro que suporta o peso do nosso peso, e você provavelmente verá isso onde há mais furos. Alguns fabricantes desenvolveram uma solução em que o pneu dianteiro é cheio de ar e o pneu traseiro é sólido. Dessa forma, você não terá que lidar com apartamentos irritantes com tanta frequência.
Pneus pneumáticos, com e sem câmara, são comuns em todas as classes de preço, exceto na faixa econômica, onde os pneus são quase exclusivamente sólidos.
Saiba mais sobre as diferenças entre pneus pneumáticos e sólidos em nosso guia de pneus para scooters elétricos.
Dica profissional: não subestime a melhoria da qualidade de condução que você obterá com pneus pneumáticos. Eles farão uma grande diferença ao passar por terrenos levemente acidentados, onde as vibrações da estrada podem deixar seus pés e mãos muito desconfortáveis. Se você tem medo de furos ocasionais, existem algumas dicas simples que você pode seguir para evitar pneus furados em sua scooter elétrica.
As rodas da scooter elétrica vêm em vários tamanhos, variando de 6 a 16 polegadas. Rodas de 6 polegadas são normalmente encontradas em scooters infantis, enquanto 8,5 polegadas são consideradas o tamanho ideal para modelos básicos. À medida que você sobe na escala de desempenho, os tamanhos das rodas geralmente aumentam.