Scooters

Guia de compra de scooter elétrica para iniciantes6

Também vale a pena procurar quaisquer elementos de design que possam ocupar mais espaço no convés, como um mecanismo de dobramento da haste ou uma roda traseira – estes podem afetar a quantidade de espaço disponível e o quão confortável será o passeio. Você também vai querer garantir que qualquer material usado no convés forneça uma boa tração; muitas vezes, as scooters têm fita adesiva ou ranhuras emborrachadas, como em um skate.

Potência do motor
As scooters elétricas para adultos possuem motores de cubo, que são motores elétricos de corrente contínua sem escovas (BLDC) embutidos nos cubos das rodas. Todas as scooters elétricas têm pelo menos um motor, enquanto as mais potentes terão motores duplos.

Os motores elétricos são classificados com base no consumo de energia, expresso em unidades de watts (por exemplo, 600 watts). Motores mais potentes terão maior potência. A potência do motor geralmente começa em 250 watts e vai até 6.270 watts nos Minimotors Dualtron X Limited.

Scooters elétricos econômicos, como o GOTRAX GXL Commuter v2, normalmente têm uma classificação de motor igual ou inferior a 300W. As scooters econômicas geralmente variam entre 300W-1000W, enquanto as scooters de médio porte têm uma classificação de motor de 500W-1500W. Para opções de desempenho mais extremos, como o NAMI BURN-E 2, é provável que você encontre uma configuração de motor duplo, com cada motor gerando pelo menos 1.500 W.

Para adultos, não recomendamos nada abaixo de 250 watts para deslocamento diário. Isto será adequado para superfícies planas e colinas muito pequenas. Se você mora em uma área com colinas mais íngremes, pense em aumentar para 350 ou 500 watts. Mesmo com 500 watts, a sua scooter irá abrandar em colinas de tamanho médio. Motores maiores não só ajudarão a subir colinas, mas também o levarão à velocidade máxima mais rapidamente.

Suspensão
A suspensão, semelhante à de um carro, suaviza solavancos e reentrâncias na estrada e melhora a qualidade da condução. Sem suspensão, especialmente se você estiver usando pneus sólidos, todos os solavancos e reentrâncias na estrada serão sentidos durante a condução. Se o seu trajeto ou viagem envolve percorrer terrenos acidentados, é essencial ter uma scooter com suspensão.

Existem três tipos principais de sistemas de suspensão normalmente encontrados em scooters elétricos: mola, pistão hidráulico ou pneumático e suspensão de borracha. Scooters com a melhor suspensão terão alguma combinação de mola e pistão – uma combinação chamada bobina sobre hidráulica ou bobina sobre ar.

A suspensão por mola é o tipo de sistema mais simples, pois utiliza uma mola helicoidal para absorver os solavancos da estrada. Esse tipo de sistema geralmente é encontrado em scooters elétricas mais leves e geralmente é acessível, mas oferece menos amortecimento do que outros tipos.

As suspensões hidráulicas ou de pistão pneumático são geralmente mais caras do que as suspensões de mola, mas oferecem maior amortecimento e desempenho. As suspensões hidráulicas funcionam usando um cilindro cheio de óleo. À medida que você passa por solavancos na estrada, o óleo interno se comprime, absorvendo o choque e proporcionando uma condução mais suave. As suspensões de pistão pneumático são semelhantes às hidráulicas, mas em vez disso usam pressão de ar em vez de óleo para seu sistema de amortecimento.

Finalmente, as suspensões de borracha absorvem choques e vibrações usando componentes de elastômero (cartuchos de borracha) em vez de bobinas de aço. Eles tendem a ser bastante rígidos, mas podem ser facilmente ajustados trocando os cartuchos de borracha por outros mais macios. Um exemplo bem conhecido dessa tecnologia pode ser visto nos Minimotores e nas scooters elétricas Inokim.

Leave a Reply